quarta-feira, 21 de março de 2007

Níveis de contenção física (laboratório)

Estão relacionados aos requisitos de segurança necessários para trabalhos com as quatro classes de risco. Assim, quanto maior o nível de biossegurança, maior o grau de contenção primária e secúndária aumentando a complexidade do nível de proteção.
Nível de biossegurança 1 (NB-1): Adequado a trabalhos que envolvam agentes de classe de risco 1. Não há necessidade de o laboratório estar separado nas demais dependências. Os procedimentos laboratoriais são realizados, de forma geral, em bancadas, dispensando a utilização de equipamentos de contenção específicos.
O pessoal de laboratório deve ter treinamento específico nos procedimentos realizados e deverão ter supervisão de um profissional com treinamento em microbiologia ou área correlata. As bancadas devem ser limpas diariamente e deve haver controle de insetos e roedores. Como equipamentos de proteção individual (EPI), recomenda-se a utilização de aventais e, eventualmente,a utilização de luvas, protetores de olhos e face.
Níveis de biossegurança 2 (NB-2): Adequado para o trabalho que envolva agentes de risco moderado para pessoas e meio ambiente. Este nível de biossegurança é voltado para trabalho cxom sangue, fluídos corporais, tecidos, cultura primária de linhagens celulares humanas. Neste grupo encontram-se os patógenos que possuem em potencial de risco (classes 2 e 3) como HIV,HCV, HBV etc. O risco primário de contaminação é via cutânea, exposição de mucosas ou ingestão. Deve-se, portanto, ter extremo cuidado com procedimentos que envolvam agulhas ou superfícies cortantes. Não reutilizar seringas e agulhas, não manipular vidros quebrados, jamais pipetar com a boca, Recomenda-se o uso de luvas durante os procedimentos e evitar o trabalho em indivíduos com feridas expostas. Embora os patógenos rotineiramente manipulados neste nível de biossegurança não sejam transmissíveis via aerossóis, deve-se evitar a exposição por esta via. Procedimentos como centrifugação e agitação devem ser realizados de forma adequada. DEve-se dar preferência ao uso de pipetadores automáticos. Com exceção de circunstâncias extraordinárias, o processamento de espécimes clínicos pode ser realizado com segurança no nível 2, que é recomendado para trabalho com patógenos presentes no sangue.
Outros procedimentos que devem ser observados neste nível são:
#Acesso limitado ao laboratório;
#Vacinação do pessoal;
#Treinamento específico do pessoal;
#Equipamentos de contenção para aerossóis cabines classe I e II;
#Descarte apropriado de material contaminado;
#Exposição do símbolo universal de biossegurança e
#Disponibilidade de Manual e procedimentos de biossegurança.
Nível de biossegurança 3 (NB-3): Adequado para o trabalho de agentes potencialmente letais e de alto risco por exposição. A via de transmissão principal é a inalação. A maior ênfase neste nível é a incorporação de mecanismos de contenção (barreiras primárias e secundárias) de aerossóis potencialmente infecciosos. Assim, são necessárias as barreiras de contenção descritos nos níveis de biossegurança 1 e 2, além de procedimentos adicionais como:
#manipulação no laboratório deve realizar-e em cabines de segurança ou com equipamentos de isolamento;
#uso de controladores de acesso;
#ventilação para minimizar dispersão de aerossóis do laboratório;
#controle de fluxo de ar/filtros Hepa, com ar não reciclável e
#controle sorológico de rotina dos técnicos.
Nível de biossegurança 4 (NB4): Laboratório de mais alto nível de contenção. Representa unidade física separada de outros laboratórios ou contido em zona isolada e funcionalmente independente de segurança biológica especiais, área de suporte laboratorial e sistema de ventilação próprio, além dos requisitos físicos e operacionais dos níveis 1-3. É recomendado para trabalho com agentes classe de risco 4 e para organismos dos quais não se conhece o grau de risco. Barreiras adicionais de biossegurança são:
#uso de cabines classe III;
#construção isolada;
#autoclaves dupla-porta;
#portas automáticas;
#janelas à prova de quebra;
#chuveiros de descontaminação de roupas.